Qual é a melhor época do Ano para Detectar?

Atenção participantes do Go Minelabing no Brasi, não esqueça de seu cobertor, repelente de insetos e água (A caçada vai ser onde?). Não serão permitidas bebidas alcoólicas, então esquece da Skol e fica só na Tuba.. Não são permitidos speedbaskets (ainda bem, poderiam matar alguem), mas pode levar rastelo e imã (o Alisson Vai adorar). Detector PI nem pensar, ia fazer a limpa. Levem didim, o rango é por conta deles, mas a caçada é paga. Abaixo a carta na integra:

Uma pergunta interessante que me fizeram foi qual é a melhor época para detectar? Eu vou responder usando a maneira que eu costumo escolher os locais para sair para caçar, pois com o tempo descobri que essa é a forma em que tive mais sucesso em minhas caçadas.

Como estou no sudeste, eu divido o ano em apenas duas estações, verão e inverno. Costumo sair para detectar o ano inteiro, mas de forma diferente, já que cada época e condição climática me arremete a um local diferente.

Detectar no Verão

O verão é ideal para caçadas na mata, ou seja, caçar relíquias em terra, apesar de chover muito,  o mato estar alto, a umidade do solo proporciona maiores profundidades de detecção e a facilidade de escavação.

Uma dica, mesmo no verão use sempre camisetas de manga cumprida na mata, isso vai proteger do sol, insetos e de arranhões provocados por galhos.

Caçadas nas praias, rios, cachoeiras e lagos nesta época do ano é praticamente impossível, pela quantidade de pessoas e pela curiosidade. Mas em rios e lagos de difícil acesso são lugares ótimos, já que você pode desfrutar de um banho refrescante e ainda detecta.

Mesmo a caçada noturna na praia é um risco, onde existe turistas com certeza haverá ladrões, não vale a pena o risco. No verão a praia é para o banho, mas em áreas menos turísticas ou com menor concentração de habitantes não deve ser descartada, desde que segura,  juntar o útil ao agradável é uma boa.

Detectar no Inverno

Atualmente estamos no inverno, esta é a melhor época de caçar na praia, pois é uma estação de pouca chuva, mas bastante fria, afastando os turistas e curiosos da praia.

Mesmo assim, infelizmente a dica é detectar em grupo, pois como as praias estão desertas, você se torna um alvo fácil para qualquer ladrãozinho.

Já os rios, lagos e cachoeiras são ótimos lugares, por terem as águas frias por natureza e no inverno a coisa piora, tornando o banho impossível.  Uma outra vantagem é que pela baixa quantidade de chuva nesta época do ano os níveis de água abaixam consideravelmente, facilitando a caça.

Se você tiver roupas apropriadas para água fria não vai se arrepender, cachoeiras são ótimos lugares no inverno.

Apesar de não ser uma boa época para relíquias em terra, o inverno traz algumas vantagens, por ser uma época de baixa umidade as queimadas são frequentes, isso limpa grandes áreas de terra temporariamente, tornando-a ideal para o detectorismo.

Com a queimada o terreno vai ressecar ainda mais, diminuindo o alcance do detector de metal e piorando as condições para a escavação. O ideal é esperar alguns dias por uma chuva, e logo após sair para detectar, isso vai facilitar a caçada nesse terreno.

Espero ter ajudado!

Clovis