Dicas para usar melhor seu Detector de Metal – Fones de ouvido

Fone de ouvidos para detector de metal

Existem varias dicas que vou dar para quem quer ter um melhor rendimento durante a caçada. Não basta conhecer o equipamento, fazer uma boa regulagem e saber balançar o detector com a bobina o mais próximo do solo, tem alguns outros detalhes que só a experiencia pode melhorar a qualidade e rapidez da detecção.

Estes detalhes que aprendi vou tentar passar para vocês e fazer com que vocês poupem tempo no aprendizado.

Os Fones de ouvidos para detector de metal

Uma dica que eu acho primordial é a utilização dos fones de ouvido durante a detecção. Muitos usuários só fazem uso do fone quando detectam no mar, ou em cachoeira, locais onde o ruido é alto, mas eu indico em todos os locais, inclusive onde o ruido é baixo e se pode escutar perfeitamente os tons e sons do detector.

Eu explico, muitos pensam que o fone de ouvido é só para isolar ou amplificar o som, de fato sim, o fone de ouvido tem essas qualidades, mas não devemos esquecer a mais importante que realmente poucos conhecem, que é a sensibilidade.

Sim, na prática o fone de ouvido torna o equipamento mais sensível pelo fato que você vai poder abaixar o ajuste de limiar para padrões que normalmente não escutaria sem o fone de ouvido. Funciona da mesma maneira que os radioamadores e radio escutas utilizam, com os fones de ouvido eles são capazes de escutar mesmo os sinais de estações mais fracas.Isso não tem nada a ver com o volume, e sim sensibilidade.

O Fone de ouvido

Praticamente todos os detectores de metal tem um conector de fone de ouvido, mas entre eles existem algumas diferenças, como sistema stereo ou mono, e tamanho do pino, P1/P2 etc.. Mas você pode adaptar sem problemas, pois dificilmente você vai encontrar um fone de detector no Brasil.

O volume

Muitos detectores de metais não tem controle de volume, por este motivo os fones de ouvido para detectorismo  têm seu próprio botão de controle de volume, de modo que você pode usá-los com detectores que não têm um controle de volume.

Isso também pode ser adaptável facilmente ,por você mesmo ou em qualquer oficina de eletrônica, a baixíssimo custo  pois você só vai precisar de um potenciômetro.

Teste de Fones de Ouvidos

Experimente, saia um dia e use fones de ouvido,  ao detectar algo bem fraco, retire o fone e compare sem eles. Você vai comprovar que pequenas variações no tom vão passar despercebidas quando se retira os fones.

Por outro lado você pode não escutar sons que indicam perigo, como um veiculo se aproximando ou um animal, mas quem decide onde é mais recomendado usar fones é você.

Clovis