O que é e Como usar o Discriminador do detector de metais

Curtir Post

Descriminador

 

O discriminador é um dos controles mais importantes de um detector de metais, não que ele seja obrigatório, já que alguns tipos de detectores não tem esse tipo de controle como vimos em tecnologias básicas. O descriminador como o próprio nome sugere separa o tipo de metal que você quer encontrar de ferroso a não ferroso.

 

O que é o Discriminador

 

Discriminação é a capacidade de um detector de metais em identificar o tipo de alvo enterrado com base nas suas propriedades condutoras ou ferrosas, isso depende da tecnologia. Imagine que você está em uma pesquisa em uma casa antiga, durante sua busca com o detector de metal, você com certeza vai detectar e desenterrar centenas de pregos enferrujados, anéis de lacres de latas, tampas de garrafas, latas de ferro etc.. Isso chega a desanimar, essas áreas com muito lixo dão muito trabalho e pouco lucro. Para resolver esse grande problema, alguns modelos de detectores, principalmente os VLF são equipados com um controle que pode ser analógico ou digital de discriminação.

 

FERRO <–ferroso–|–OURO–não ferroso–> PRATA

 

Ferroso são os alvos que contêm ferro e minério que são atraídos por um imã.

 

O descriminador permite que o usuário defina o nível de discriminação dos metais detectados, assim ele pode distinguir em tons, sinais e IDs, se os alvos metálicos são bons ou ruins, isso de acordo com que ele pretende detectar, assim ignoram a maioria dos itens considerando-os lixo.

Ao identificar com precisão o material que compõe o alvo enterrado, você pode decidir se desenterra ou continua pesquisando.

O meu detector por exemplo, o X-terra 305 tem 3 opções, 2 programáveis e uma sem descriminação (AM = All-Metal Mode). Nas opções programáveis eu seleciono os metais que desejo detectar, ele tem a opção de identificação do alvo com ID de números e Tons, isso facilita a caçada principalmente por não precisar olhar para o display para saber que metal ele detectou.

 

Como usar o Discriminador do detector de metais

 

Alguns detectores vem com o discriminador já programado como “Modo de Jóias ou relíquias   que apenas  detectá jóias como anéis, pulseiras, relógios, e o “Modo de moedas” como o nome diz detectá apenas moedas.

 

A varias técnicas de usar a descriminação sem perder profundidade na pesquisa, como a técnica conhecida como discriminação reversa. Mas os atuais detectores com sinais microprocessados não perdem profundidade, mesmo com o discriminador apenas para um ID.

Só o próprio usuário com sua experiência pode definir a maneira mais proveitosa de ajustar o descriminador, mas de minha parte eu recomendo aos iniciantes começarem no modo All Metal, ou seja sem descriminar, assim você vai acostumando com os tons e ID de cada achado.

 

Boas caças!!!

Escrito por: em Manual Tutorial Tags: # , , , ,

1 Comment

  1. Alisson disse:

    pelo que vi até agora sinais muito instáveis tendem a vir de lixo como papel alumínio já na transição de ouro para prata são as coisas de chumbo

Home