O que é Detectorismo?

O que é Detectorismo?

O detectorismo é o hobby de encontrar metais, joias, moedas e tesouros enterrados usando um equipamento chamado detector de metal. Este hobby é para alguns mais que um passatempo, ele se tornou uma forma de ganhar dinheiro, um verdadeiro trabalho.

Mas antes de entrar de cabeça no hobby eu gostaria que os interessados no assunto leiam este artigo, pois vou falar sobre o detectorismo no Brasil e a quanto ele anda e qual vai ser o seu futuro.

O Detectorismo!

No Brasil não existe uma legislação clara sobre o detectorismo, se levarmos as leis ao pé da letra é um hobby proibido, ou seja o detectorismo é crime. Se você quer saber mais sobre a legislação lei o artigo Lei Brasileira que Dispõe sobre a pesquisa, exploração de coisas  afundados, submersos, encalhados e perdidos em águas sob jurisdição nacionalLei Brasileira que Dispõe sôbre os monumentos arqueológicos e pré-históricos, e atualmente a mais interessante lei, que diz que o Detector de Metais é Equipamento Controlado pelo Exército.

Sem uma legislação sobre o assunto, as interpretações serão de acordo com os interesses do estado. Isso é um ponto ruim para o hobby, aliás, um dos pontos ruins do detectorismo.

O detectorismo está caminhando de uma maneira turbulenta e de forma incontrolável. Com o aumento da renda, melhorando o poder aquisitivo dos brasileiros, os hobbys que exigiam ferramentas especiais como o detectorismo cresceram de maneira assustadora.

Com essa onda vieram também as empresas fabricantes de detectores, as lojas e os espertalhões, que acabaram se multiplicando nos últimos anos.

Tudo que tem um grande crescimento desordenado traz consigo problemas e no detectorismo não foi diferente. Com o aumento de lojas a concorrência tornou-se ferrenha e brigas entres os detectoristas foram inevitáveis, tornando o detectorismo dividido entre grupos.

Este crescimento também trouxe os espertalhões, que com um nicho de mercado aquecido começaram a importar da china detectores de baixa qualidade e detectores falsificados, emporcalhando o mercado e desanimando os iniciantes que compraram tais equipamentos.

Muitos usuários fazem críticas sobre o aparecimento do hobby na mídia, como no caso dos Mamonas,  (veja o vídeos abaixo), vinculado em um programa sensacionalista da TV, mas isso é inevitável, as lojas vão divulgar, afinal quanto mais hobbystas, mais elas vão vender.

Vídeo parte 1

Vídeo parte 2

Posso até estar vendo esse hobby por um prisma mais nebuloso ou por um ângulo pessimista,  mas na minha opinião, se continuar a caminhar desta forma poucos sobraram no detectorismo. Realmente espero estar errado!

Clovis