Um turista americano foi preso no litoral do Paraná sob suspeita de extração ilegal de minério num rio da região. O caso aconteceu no sábado (27), no rio Nhundiaquara, em Morretes (80 km de Curitiba).
Segundo a Polícia Militar, o americano foi flagrado depois de uma denúncia anônima feita por telefone. Com ele, a polícia apreendeu equipamentos utilizados na extração e separação de minérios, como peneiras plásticas e um detector de metal com fones de ouvido, além de 0,1 grama de ouro.
Ainda segundo a PM, o homem, que não fala português, foi levado ao Posto Ambiental de Morretes após a prisão. No local, com o auxílio de um intérprete, o americano disse que era médico e exercia a extração de minério como hobby.
Segundo a PM, o americano disse que não sabia que esta prática era ilegal no Brasil. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que pode encaminhar o caso para a Polícia Federal, já que se trata de ocorrência policial envolvendo um estrangeiro.
O americano estava com a passagem para os EUA marcada para o dia seguinte à prisão (28), mas, segundo a PM, ele terá que permanecer no país até o dia 30 de setembro, quando será realizada uma audiência.
Fonte: www.folha.uol.com.br