Acredito que o Grande problema de todo detectorista são as ferramentas, aqui no Brasil não existe ferramentas especializadas para hobby de detectores de metal e importar é algo inviável devido aos custos de correio e impostos. Só existe uma saída, é improvisar, e isso acaba por levar a famosa técnica do erro e acerto. Vou tentar mostrar um pouco de minha história com ferramentas.
Minhas primeiras Ferramentas
Meu primeiro passo quando comecei no hobby de detectores de metal foi comprar ferramentas de escavação, usei ferramentas para construção civil e ferramentas para jardinagem. Na primeira caçada perdi mais tempo do que imaginava, as ferramentas em vez de ajudar só atrapalharam.
A colher de pedreiro (5) não serve para escavar, mas tem grande utilidade em terra mais mole;
A pá da Tramontina que me chamou a atenção pela beleza e peso (foto acima), é feita de material muito fino, primeira escavação o cabo quebrou e na segunda a lâmina entortou;
A colher de jardinagem (4) da Tramontina também não resistiu a terra dura e entortou, mas serviu para escavações cirúrgicas.
A enxadinha da Tramontina (2) foi perfeita, serviu muito bem, e aguentou o tranco (até agora).
Minhas Ferramentas de Escavação
Ai fui as compras já sabendo o que queria, e é claro o custo também aumentou um pouco. No setor de jardinagem dei de cara com uma pá de lâmina de aço bem grossa da Belotta (1), apesar de parruda o cabo não me inspirou confiança e na primeira caçada o cabo quebrou. Da mesma maneira que fiz com a pá Tramontina eu coloquei um bighipersupercabo de peróba que com certeza quebraria o aço mas não quebraria o cabo…
A pá da Bellota aguentou e está ai, com um cabo pesadão, mas cava até a piçarra!
Acabei por encontrar uma pazinha (3) de igual qualidade, também da Bellota, só de olhar já vi que a bichinha iria aguentar bem o tranco. Ela é quase 3 vezes mais grossa que a Tramontina, o seu cabo é maciço e forjado com a pá.
Ai estão minhas ferramentas, preciso renovar, mas meu objetivo atual é uma faca de escavação ou ” lesche digging tool “. Estou procurando alguém que faça uma dessas, mas não queira minha alma em troca. Essa da foto abaixo é ideal pois não precisa de soldas e é bem simples.
Uma dica é colocar manoplas de bicicleta ou moto nas ferramentas para facilitar a pegada.
Em breve vou postar minhas ferramentas de praia. Abraços a Todos!