Breaking News

Detector de Metal – Bobina de Pesquisa – Tipos – Tamanhos – Utilidades

Bobina DD

 

 

A bobina no detector de metal funciona como uma “antena” que vai transmitir ou transmitir/receber as ondas eletromagnéticas geradas pelo circuito detector. O detector pode ter uma ou mais bobinas, no caso de duas, elas podem trabalhar juntas formando uma mesma bobina ou separadas, isso depende do tipo de circuito utilizado para detectar. Geralmente a bobina é acompanhada por um cabo chamado Cabo de Bobina, que liga a bobina a CPU do detector de metal.

 

 

Vamos falar um pouco sobre bobinas detectoras, pois ela é uma das partes mais importantes do conjunto. Já que um detector é formado de 40% bobina, 40% circuito eletrônico e 20% de sistema de bengalas e suportes.

Tipos de Bobinas

 

Bobina concêntrica

Bobina concêntrica

 

A bobina concêntrica é provavelmente a bobina mais usada nos detectores. Essas bobinas são redondas, podendo ser maciças ou vazadas, é a de mais fácil construção e que pode suportar vários tipos de enrolamentos de fios. Dois modelos são os mais comuns, a monoloop de uma bobina ou duas bobinas juntas concêntrica e a Spider que tem duas bobinas, uma maior e outra no anel menor (foto acima).

Bobina elíptica

Bobina elíptica

 

Já a bobina elíptica, tem a bobina de menor largura e maior comprimento, dai o nome da sua forma elíptica. Usamos o padrão americano para mostrar o tamanho das bobinas, exemplo, a elíptica vai ser apresentada na forma 8″x 5″, ou seja 8 polegadas de comprimento por 5 polegadas de largura. Uma vantagem da bobina elíptica e o aumento da quantidade de solo que vai varrer durante o balanço do detector e uma desvantagem é a dificuldade em identificar a posição exata do objeto.

Bobina DD

Bobina DD

 

A bobina duplo D ou DD é uma bobina que tem dois enrolamentos na forma da letra D que são postos invertidos. A bobina DD tem algumas vantagens, recebe sinais consideravelmente menos falsas em terrenos mineralizados, são menos sensíveis a interferências elétricas e detectam mais profundamente em terrenos mineralizados. A sua maior desvantagem e que elas não penetram tão profundamente no solo limpo, de baixa mineralização.

Tamanhos de Bobinas

Mini Bobina

 bobinas Snipers

 

Mini Bobina ou também chamadas de Snipers são bobinas de pesquisa de até 5″ de diâmetro (12.7cm ) , são ótimos para áreas extremamente mineralizadas e cheias de lixos ferrosos, pois ela proporciona uma melhor separação do lixo. As bobinas Snipers são muito sensíveis aos alvos menores e superficiais como pepitas, são leves e seu pequeno tamanho facilita a entrada em pequenos lugares. Suas desvantagens são a sua pequena profundidade de detecção e sua menor área de cobertura. Ideal para garimpeiros.

Bobina Pequena

São consideradas bobinas pequenas as bobinas com diâmetro entre 5″ e 8″ (12.7cm até 20.32cm). Essas bobinas são indicadas para áreas e terra altamente mineralizada, em vegetação densa ou em terrenos acidentados. Ela é eficaz na caça em torno de buracos e casas antigas. Se a intensidade da mineralização é baixa e existe pouco lixo, uma bobina de 8″  vai ter uma melhor profundidade, separação do alvo e facilidade de localização. Ideal para garimpeiros e caçadores de áreas habitadas e solos mineralizados.

Bobina Média

Bobinas Médias vão de um diâmetro de 8″ até 11,5″ (20.32cm até 29,2cm ), são as mais usadas e são os tamanhos usados pelos fabricantes de detectores, pois são consideradas de uso geral. Podemos dizer que ela é pau para toda obra, pode ser usada em solo relativamente mineralizado, com lixo, etc. Ela tem metade das propriedades de uma bobina grande e metade da propriedade de uma bobina pequena. Ideal para iniciantes e caçadores que não tem uma especialidade de terreno.

Bobina Grande

Bobinas de pesquisa de 11,5″ até 24″ de diâmetro (29,2cm até 60.96cm) são consideradas Bobinas Grandes e são usadas para detectar em grande profundidade. Devemos levar em conta que bobinas grandes tem grande alcance e pode chegar a grandes profundidades, só que existe uma relação cruel, o tamanho do objeto deve ser detectado é proporcionalmente maior ao tamanho da bobina. Isso quer dizer que as bobinas grandes são indicadas para encontrar objetos grandes a grandes profundidades, como relíquias de grande porte.

 

Sua grande cobertura de chão permite cobrir um área relativamente grande, muito mais rápido do que as outras bobinas. As suas desvantagens são o seu tamanho que limita a mobilidade, a sua pequena sensibilidade para alvos pequenos, localização de alvos quase nula, a rejeição aos alvos e seu peso. Ideal para garimpeiros na localização de jazidas e para caça de relíquias de tamanho grande.

Como Escolher a sua Bobina de pesquisa

Agora sabendo o que é e como funciona a bobina de pesquisa de um detector de metal é possível escolher a bobina certa para o que você pretende caçar, ninguém caça elefante com uma carabina de pressão.
Existe centenas de modelos de bobinas, mas só acrescentei os mais comuns e as informações relevantes sobre elas, antes de comprar um detector de metais seja mais criterioso e veja e avalie  a bobina que acompanha, veja se ela é ideal para o que você pretende fazer. Existem opções de detectores que vem de fabrica com opções diferentes de bobinas, como os Pack Gold.

Acho que deu para entender a questão das bobinas, não sou muito didático mais estou tentando. Até a próxima!

 

About Clovis

Check Also

Mineoro fg90

Mineoro

Hoje eu estou aqui para escrever um artigo sobre um detector da Mineoro, a final, …