Com a popularização dos microcontroladores foi possível agregar novas funções as tecnologias existentes como a indução de pulso e VLF. Com isso os detectores de metais aposentaram os VU análogos (mostradores com ponteiros) e passaram a ter um mostrador de LCD, ID do alvo por tom, seleção de discriminação, discriminação mais exata, indicação de profundidade, entre outras funções.
Tecnologias derivadas e auxiliares são sistemas que tem como princípio uma das tecnologias básicas que já expliquei anteriormente, que são PI, VLF e BFO. Isso quer dizer que um detector com tecnologia de detecção VLF pode ter outras tecnologias e sistemas incorporados, como por exemplo o Detector de Metal GPX 5000 da Minelab, que usa tecnologia de indução de pulso (PI) juntamente com os sistemas Multi Period Sensing (MPS), Dual Voltage Technology (DVT) e Smart Electronic Timing Alignment (SETA).
Tecnologias derivadas e auxiliares para Detector de Metal VLF
Sistema VFLEX da Minelab
O sistema VFLEX, segundo a Minelab é o primeiro sistema totalmente digital para detectores de metais. Na realidade é a tecnologia VLF, só que com processamento de sinal digital, que acaba por proporcionar ao detector um melhor desempenho, fazendo com que o sinal de transmissão e recepção seja mais perfeito.
O sistema VFLEX inclui dois microcontroladores uma na CPU e outra na bobina detectora, cada vez que o detector é ligado, os microcontroladores estabelecem uma comunicação de dados de formas digitais. O microcontrolador da bobina envia informações para CPU, com informações de tamanho e freqüência, com isso o detector gerar um sinal perfeito. Isto reduz significativamente a distorção, melhora a profundidade e aumenta a precisão ID do alvo.
Sistema Graphic Target Analyzer (GTA) – Garrett
Análise Gráfica de alvo é uma tecnologia desenvolvida pela Garrett que oferece um melhor desempenho na rejeição, uma discriminação mais precisa entre outras informações melhoradas para o detectorista. Exemplo, no modo moeda, o sistema analisa gráficamente o alvo e se a análise resultar em algo parecido com um moeda ele imediatamente avisa o usuário.
Ground Balance – Equilíbrio de solo
O solo mineralizado tem um efeito negativo sobre o desempenho dos detectores de Metais VLF. Quanto maior for o quantidade de mineralização, maior será a perda de profundidade e precisão de alvos. Com o surgimento do sistema de equilíbrio de solo, o detector pode manter o desempenho ideal, mesmo em solos mineralizado. O ground balance pode ser automático ou manual e cada fabricante desenvolve um tipo de ajuste.
Tecnologias derivadas e auxiliares para Detector de Metal indução de pulso (PI)
Sistema Multi Period Sensing (MPS) da Minelab
MPS é um sistema desenvolvido pela Minelab, que usa a tecnologia PI, esse sistema transmite e recebe pulsos com diferentes períodos de tempo, permitindo que sinais de várias alvos podem ser separados. Isso efetivamente remove o sinal falso do solo, mesmo o mais altamente mineralizados, enquanto o detector continua sendo sensível as pepitas de ouro bem pequenas e em grande profundidade.
Tecnologia Advanced Pulse Induction (API) – Garrett
O API da Garret é uma tecnologia que faz com que os pulsos cheguem a 730 por segundo, tudo isso controlado por um microprocessador. O resultado é uma maior profundidade de detecção mesmo em solo altamente mineralizado que limita a operação de todos os outros detectores.
Nenhum detector é idêntico a outro
Como você pode ver, bobinas, tecnologias e sistemas formam um conjunto, um detector de metal original e capaz de executar uma determinada função. Atualmente um detector de metal por mais caro que seja não é capaz de desempenhar e cobrir toda a gama de utilidades no detectorismo.
Dois detectores e algumas bobinas podem chegar aos 80%, mas isso é para um profissional. nós hobbystas podemos nos contentar com um bom equipamento específico para um tipo de caça ou um all mode.
No próximo artigo vou continuar a falar sobre tecnologias de detecção de metais, até breve!
[Foto]
olha só, Clovis devia abrir uma fábrica de detectores com tanto conhecimento kkkkk
vc sabe dos detectores 3D?