Breaking News

Eu descobri a diferença entre caçadores de tesouros e detectoristas

Eu descobri a diferença entre caçadores de tesouros e detectoristas

 

Eu nunca havia pensado nesse assunto, para mim detectoristas e caçadores de tesouros eram a mesma coisa, tipo um apelido carinhoso. Como leio muito os artigos americanos, não vi referencias a essa diferença, talvez tenha me passado desapercebido, mas não me recordo. Acho que os detectoristas em geral são caçadores de tesouros dos tempos modernos, que usam detectores de metal para desenterrar objetos, como anéis, moedas, ouro e, por vezes, muito lixo! Não importa o que ache, um detector de metais é sempre uma aventura, seja na água, na areia, no rio ou no mar.

 

 

Em algumas citações os detectoristas são chamados de arqueólogos modernos, mas não importa, o que causou esse artigo foi um post de um blog que fez criticas ao detectorismo, segregando o detectorismo do caçador de tesouro. Esse post rodou por diversos grupos no Facebook, e resolvi publicar aqui na integra e com o link para o artigo original.

DIFERENÇA ENTRE CAÇADOR DE TESOURO E DETECTORISTA

29/04/2013 17:08
Está havendo, uma grande confusão, entre caçador de tesouro e detectorista. CAÇADOR DE TESOUROS = Como o termo já diz, caça somente tesouros. Tesouros estes, enterrados pelos jesuitas, patrões, escravos e piratas. Este, antes de sair, faz pesquisas, conversa com pessoas, sempre a cata de informações, sobre visagens, bola de fogo e etc… Eu, sou um deles. Gostaria de, achando, poder ajudar um grande número de amigos meus, hoje passando por necessidades e, como não acredito na mega-sena, saio em busca de tesouros….DETECTORISTAS = ( C.C.L.M), Compram detectores, tipo caça minas, geralmente no Paraguai, por uma pechincha e saem por bosques e praias, procurando por tudo que faça seus aps apitar. São aventureiros de fim de semana. Acho, que o maior mérito deles, é limpar o quintal do planeta, evitando assim, que alguén venha a se machucar com alguma lata ou prego velho. Tem uma comunidade na internet, que se intitula caçadores de tesouro. O administrador nunca postou nada em relação ao tema. Acho, que ele devia procurar outro assunto, pois deste, ele não entende nada…O título desta comunidade,deveria ser alterado para “Detectorista”, como expliquei antes….O maior assunto deles, é falar mal dos direcionais da Mineoro, sem conhecimento de causa. Não sei se é por falta de assunto, ignorância ou de não ter condições de investir num aparelho destes. Nesta comunidade, existem pessoas de boa índole, que realmente são caçadors de tesouros, mas, grande parte, vive de falar mal da concorrência, pelos motivos já citados. O pior, é que os participantes julgam as pessoas, pelos comentários baixos e mal intencionados, não dando ao acusado, oportunidade de defesa. Mas….a vida é assim….Não vim a este mundo com intenção de agradar a todos. Sigo com meu ponto de vista. Só peço a este clube (C.C.L.M), que não venham postar bobagens neste blog, como é de seu costume. Que sigam no seu “Esporte” ??? e me deixem em paz…

artigo original: http://jesuitastesouros.webnode.com/

Acho que quem escreveu está muito mais magoado com algum membro do grupo do que com os detectoristas, eu classifico o detectorismo como hobby, aqui no Brasil ainda não existe a função de detectorista, então sendo hobby ele deve ser tratado como tal.

Existem varios tipos de detectoristas, mas vou só esmiuçar os extremos, o “domingueiro” que sai sem rumo e sem destino para cavar toda vez que o detector apita. Já que é um hobby o que vale é a diversão. Na outra ponta o detectorista expedicionário, aquele que planeja cada detalhe, colendo informações sobre o local e fazendo um planejamento minucioso de sua pesquisa.

Ambos são detectoristas e caçadores de tesouros, afinal cada um tem um tesouro diferente ou uma visão diferente sobre o que é tesouro. Por exemplo, é uma besteira falar que um prego não é um tesouro, já que poderia valer uma fortuna se achassem o prego da cruz de Cristo. Enfim, cada um tem uma opinião e respeito todas.

Esse texto tem duas coisas que deixou encafifado, uma é a sigla C.C.L.M, não encontrei nada a respeito, a não ser “Clinical Chemistry and Laboratory Medicine” ou ‘Center for Clinical Laboratory Medicine ‘ … A segunda é a definição ” detectores tipo caça minas “, que são detectores específicos para detectar minas terrestres e de uso militar.

Não devemos descriminar os detectoristas por seu equipamento, não importa se ele utilize Mineoro, Minelab, Garret, Whites ou um detector do Paraguai, estamos todos no mesmo barco em busca de alguma coisa que alguém enterrou ou perdeu.

[Foto]

About Clovis

Check Also

detectorismo - Entrevista

Detectorismo – Detectorismo Português no programa Querida Júlia

  Entrevista sobre detectorismo do programa Querida Júlia do canal português SIC. Uma entrevista interessante …

4 comments

  1. Esse comentário do blogueiro me parece mais um desabafo de gente frustrada. Ele provavelmente nunca encontrou coisa nenhuma e agora tenta discriminar quem encontrou.

  2. Belo post Clovis. Acho que explicou claramente esta tolice que surgiu por intermédio de um sem noção. Como diz o ditado “num vou nem zuar, vai que é doença!” Abraço

  3. James Andrei Pallú

    Clovis, eu sei quem escreveu esse texto, e ele ta magoado mesmo, por motivo de falta de educação e desrespeito ele foi excluído do grupo ” caçadores de tesouros “, acho que ele é assim por não ter amigos pra sair caçar com ele, ou então é doença mesmo.

  4. kkkkkkk!!! O médico mandou não contrariar!!