Breaking News

Guia e Dicas para Iniciantes no Detector de Metais – Caça em Garimpo e Relíquia

Guia e Dicas para Iniciantes no Detector de Metais

 

Só com muita prática você poderá atingir a melhor performance e rendimento de seu detector de metais, assim aumentando a probabilidade de encontrar bons alvos. Já voltei aos lugares que detectei logo que comprei o equipamento e constatei que a experiencia fez dobrar o número de achados e a profundidade que os encontrei, mesmo em lugares que já tinha detectado. Primeiramente conselho é ler o manual, ele indicara a melhor forma de balanço, posições e configurações do detector de metal.

 

Detectores de Metais em Garimpo e Relíquia para Iniciantes

 

Utilizar o detector não é tão difícil assim, principalmente se você está começando com um equipamento básico, quando esperava a chegada do meu primeiro detector, li e re-li o manual inúmeras vezes, aprendi cada detalhe na teoria e depois da chegada botei a teoria na prática.

 

Primeiros passos no Detectorismo

 

Ajuste bem o detector no seu braço, o braço não pode ficar dobrado e nem o corpo deve curvar ao varrer o solo, o detector tem que fazer parte de você. Caso contrario depois de horas de caça você vai estar com dores nas costas e braços. O Detector de metal tem que ser seu amigo, fazer parte do seu corpo.

Um balanço ou varredura correta é essencial, ela tem que ser o mais perto do solo, sem tocar nele, e sempre na horizontal, balance a bobina de lado a lado em paralelo com a terra. Durante o balanço mantenha a bobina o mais paralelo ao chão, só assim você evita a perda a detecção de alvos profundos. O erro mais comum é levantar ou inclinar a bobina no final de cada balanço, tome cuidado.

Alguns detectores para ter um bom desempenho necessitam estar a mais ou menos 2cm do solo, verifique o manual de seu equipamento para tirar o máximo proveito do detector de metal. Nem sempre deslizar a bobina no solo quer dizer que o equipamento vai chegar mais fundo.

A velocidade do balanço depende de cada equipamento e de sua tecnologia, alguns detectores precisam de um balanço lento outros rápido, na maioria dos equipamento o balanço deve ser bem lento, como se você estivesse dançando valsa com seu detector de metais. Para confirmar leia o manual.

 

Acessórios, Ferramentas e dicas para detecção de metais, relíquias e ouro

 

Use fone de ouvido, aumente bem o volume e não anule totalmente o ruido de fundo, isso lhe dará mais sensibilidade para ouvir os sinais mais fracos, sinais fracos são alvos profundos ou pequenos. Um erro comum no inicio é cavar apenas os sinais altos, cave tudo!

Se seu detector de metais não tiver uma capa de bobina (coil cover) , compre uma, ou faça você mesmo, algumas pessoas passam silicone, pintam com tinta ante-ruido ou até fazem de plástico. Apesar de parecer banal eu já quebrei uma capa batendo contra uma pedra, se tivesse batido diretamente a bobina o estrago seria maior.

No Brasil não existem ferramentas especializadas em detectorismo, então temos que improvisar, ferramentas de jardinagem e construção civil é a melhor opção, mas cuidado, compre produtos fortes, colher de pedreiro, pá de jardim, etc.

Pinte suas ferramentas de cores vivas, já perdi varias ferramentas em caçadas, pois tinham cores que se camuflavam na vegetação, optei por pintar duas faixas laranja brilhante e nunca mais esqueci nada.

Use luvas, eu particularmente não gosto, mas é uma segurança para evitar acidentes, existem vários modelos, a mais indicada são as de motociclista de couro fino, mas as de pano com borracha na palma também são boas para o detectorismo.

 

Praticando com seu Detector de Metais

 

Pratique com o pinpointer do detector, você pode evitar cavar buracos grandes e desnecessários, se localizar o ponto exata do alvo com o pinpointer tudo fica mais fácil e rápido.

Nas Primeiras caçadas Libere todo descriminador, cave tudo, e escute o tom e grave o ID, só assim você vai aprender cada tom e ID de cada achado.

Tenha calma, você tem que ser paciente, é como uma caça, se tem que detectar com calma, mentalizar o terreno e ir com tranquilidade, se você não terminar o terreno hoje, amanha você termina. O truque é detectar pequenas áreas completamente antes de passar para a próxima, mentalize o terreno como faixas da largura de 2/3 da largura de seu balanço e varra as faixa bem lentamente, sobrepondo a cada faixa.

O Detectorismo é como qualquer outra coisa em nossa vida, para chegar em nossa melhor fase é preciso praticar, praticar, praticar, praticar e praticar. Não se pega um detector de metais e automaticamente se acha algo valioso ou se torna Expert. Quando você tiver alguns momentos de folga pratique em seu quintal com o detector de metal, assim você se familiariza com o equipamento e vai praticando.

O Detectorismo pode ser um hobby extremamente frustrante para alguns, mas se você usar o detector de metal como realmente um hobby, vai encontrar o passatempos mais agradáveis ​​e viciante que já experimentou.

Espero ter ajudado!

[Foto]

 

About Clovis

Check Also

Fone de ouvidos para detector de metal

Dicas para usar melhor seu Detector de Metal – Fones de ouvido

Existem varias dicas que vou dar para quem quer ter um melhor rendimento durante a …

3 comments

  1. boa, acho bom tbm ter uma joelheira para ajudar na hora de cavar

  2. Não esquece de acender uma vela.. Toda ajuda é bem vinda.. kkkkkkkkk

  3. Muito boas as dicas que você deu, eu estou a tempos vendo videos e olhando os preços dos equipamentos, alguns estão completamente fora de questão, então ainda não comprei nenhum detector, poderias indicar um que fosse ao mesmo tempo simples de operar bom para iniciantes e com um preço não muito salgado? Valeu!!