Construindo um Detector de Metal Caseiro Surfmaster PI – Inicio

Conheça o detector de metal Whites Surfmaster PI

 

Hoje vou começar uma trilogia, já que serão vários artigos sobre o meu detector de metal “caseiro” Surfmaster PI ou Surf PI. Para quem não conhece ele foi considerado um dos melhores detectores PI já construído, o detector de metal Surfmaster é fabricado até hoje pela White’s Electronics Inc, só que com algumas modificações, como a bobina detectora dupla, isso, segundo o fabricante deu mais profundidade ao Surf PI, que já era muito boa.

 

Por que um detector de metais caseiro ?

 

Como já tenho um bom tempo de detectorismo, ganhei boa experiencia com meus três detectores, todos VLF, um sem marca. chinês, um ACe 150 da Garrett e o atual, um X-Terra 305. Quanto mais você vai aprendendo e se aperfeiçoando, mais você sente a necessidade de ter um equipamento que possa satisfazer as suas necessidades e sem limitações. Minha necessidade atual era um detector PI, as razões eram inúmeras, realmente um detector de metal de Indução por pulso erá uma prioridade, principalmente para algumas caçadas onde esse equipamento iria me poupar tempo e ter um melhor desempenho que o X-Terra, principalmente em solos altamente mineralizado, em água salgada e em busca de ouro.

 

Depois de algumas pesquisas de preço, tanto no Brasil quanto lá fora, percebi que iria ser bem difícil adquirir um detector PI, o preço é realmente proibitivo, o mais barato era comprar lá fora mesmo pagando os 60% de imposto de importação mais o ICM local, mesmo assim o detector de metal iria sair quase metade do preço cobrado pelas lojas de detectores de metal Brasileiras (que são a maior roubada!). Então vamos para o plano B, construir um detector de metais.

 

Qual detector de metal montar o PI Polonês ou o Surfmaster PI

 

Como fui técnico eletrônico por 35 anos na área de instrumentação,  estou acostumado a fazer placas de circuito impresso, projetos, montagem em protoboard, e construir um detector de metais não iria ser nenhum bicho de sete cabeças. Primeiro procurei projetos para fazer um detector usando o microcontrolador tipo Arduino, mas não achei nada de interessante em PI, somente em VLF.

 

Eu pesquisei muito e cheguei a conclusão que o melhor detector PI para se montar, e que tem um melhor custo benefico é o Surfmaster PI da White´s. Não vou dizer que o PI Polonês seja ruim ou que tenha um desempenho inferior, mas levei em conta diversos itens e o surp PI foi o escolhido.

 

Como fazer um Detector de Metal Caseiro Surf PI

 

Quando já estava pronto para começar a desenhar a placa e comprar componentes, ai conheci o  Kits do Silverdog, eu resolvi dar uma olhada, achei excelente  a placa de circuito impresso é profissional, vinha com todos os componentes por £28.99 incluído correio, a cotação de hoje R$ 97.22 ( cotação da moeda fiz aqui ), nem pensei duas vezes, comprei logo de cara. O calculo é simples, preço dos componentes + fazer PCI + meu tempo = X Sendo que X > R$97.22 Então X que se dane, vou comprar o KIT…

 

Mas irei dar detalhes da construção caseira em placa de circuito impresso comum nos próximos artigos. Abaixo os COMPONENTES mais críticos do circuito, que são os Circuitos integrados e os transistores.

 

U1 = NE555D
U2 = NE5534P
U3 = LM358N
U4 = 4093
U5 = 78L05
U6 = ICL7660
U7 = 4066

Q1 = 2N3906
Q2 = IRF9640
Q6 = MPSA13

 

 

 

 

O KIT SURF PI 1,2

A placa é dupla face (double layer), furos metalizados,placa de fibra com verniz, marcação de componentes (tem um erro que depois eu descrevo), bem pequena, mede 3×16,5 e é de ótima qualidade (made in england).Placa do detector de metal surfmaste

No próximo artigo continuarei a construção do detector de metal caseiro Surfmaster PI ….

Continua em breve….

 

Clovis

3 comentários em “Construindo um Detector de Metal Caseiro Surfmaster PI – Inicio

Comentários fechados.